Dr. Leonardo Cabral é médico oftalmologista em Goiânia.
Você sabe o que é olho seco?
Os olhos precisam de lágrima para enxergar e ter conforto. Quando sua produção não é suficiente, nós chamamos de olho seco. A lágrima não é formada só de água, na verdade ela é um composto líquido de inúmeras substâncias. Assim além de quantidade, é necessário que a lágrima tenha qualidade.
Sintomas de olho seco:
Ardência e pontadas nos olhos
Visão embaçada (principalmente durante leitura)
Sensação de areia nos olhos
Acúmulo de secreção nas pálpebras
Vermelhidão e irritação constantes
Você sabia que olho seco pode aumentar o lacrimejamento?
Quando o olho não tem uma superfície protegida, ocorre um aumento da produção da lágrima como se fosse uma defesa para compensar o ressecamento. Assim quando fica “escorrendo muita água do olho” pode ser sinal que você tenha olho seco.
Links Úteis:
Quais as causas de olho seco?
Tempo seco
Exposição a com vento, ar condicionado e fumaça
Ficar muito tempo olhando para computador, celular e tablets
Blefarite (inflamação das pálpebras)
Pálpebras que não fecham
Uso excessivo de lente de contato
Cirurgia refrativa
Algumas medicações
Doenças reumáticas como: Artrite Reumatoide, Síndrome de Sjogren e Lúpus
Olho seco como tratar? O que fazer?
O primeiro passo é saber qual a causa do seu olho seco através de uma consulta oftalmológica. Assim o médico pode tratar a causa e não só os sintomas.
O colírio mais usado para o tratamento de olho seco é o lubrificante ocular. Ele tem uma composição que é semelhante a lágrima, por isso também é conhecido como lágrima artificial. Há também soluções de gel e de pomada específicas em cada caso.
Em casos mais graves pode ser necessário o uso de plug de ponto lacrimal. É um plug de silicone milimétrico que ao obstruir o canal lacrimal consegue poupar a lágrima, fazendo ficar mais tempo na superfície do olho. Eles podem ser retirados com o tempo.
(Fonte: American Academy of Ophthalmology. Essas orientações não substituem uma consulta médica.)
Para agendar uma consulta com o Dr. Leonardo Cabral CLIQUE AQUI ou se preferir ligue (62) 3946 9001. Se você estiver usando celular clique no ícone verde para mandar mensagem por whatsapp.
Comments