Você sabia que existe uma cirurgia para impedir ou retardar a progressão do ceratocone? Se você tem ceratocone e quer saber se é necessário realizar o procedimento, agende online uma consulta com o Dr. Leonardo Cabral. Ou se preferir, ligue (62) 3946 9001. Para Whatsapp CLIQUE AQUI.

dr leonardo cabral

O QUE É CROSSLINKING DA CÓRNEA?

Crosslinking (ou Cross-linking) é uma cirurgia realizada em quem tem ceratocone com o objetivo de fortalecer a estrutura da córnea e evitar a piora da doença. A córnea é a parte externa transparente do olho em forma de cúpula, que tem a função de focalizar a imagem no olho. As pessoas com ceratocone apresentam uma córnea mais frágil, mudando progressivamente sua forma regular “arredondada” para o formato de um cone. Isso gera perda da visão.

COMO FUNCIONA O CROSSLINKING?

A cirurgia de Crosslinking (realizada em quem tem ceratocone) é um processo em que utilizamos colírio de Riboflavina (Vit. B2) em combinação com a luz ultravioleta (UV) para promover uma reação fotoquímica entre as fibras de colágeno (substância que sustenta a córnea), levando ao fortalecimento da córnea.

PARA QUE SERVE O CROSSLINKING?

Crosslinking no olho serve para impedir ou retardar a evolução do ceratocone. Ceratocone é uma doença que promove a deformação e o afinamento progressivo da córnea, desenvolvendo uma baixa de visão que pode ser incapacitante em casos avançados, levando à cegueira.

QUANDO FAZER O CROSSLINKING?

O crosslinking deve ser feito quando estiver ocorrendo a piora do ceratocone, ou seja, quando a doença está ameaçando a perda da visão. Podemos diagnosticar essa piora através da própria consulta oftalmológica e do exame topografia de córnea (pentacam). Geralmente quanto mais jovem o paciente, mais agressiva é a doença.

QUANDO FOI SEU ÚLTIMO EXAME OFTALMOLÓGICO?
EM GOIÂNIA CLIQUE E AGENDE ONLINE A SUA CONSULTA COM O DR. LEONARDO CABRAL
CRM 16.365 / RQE 11.471

COMO É FEITO O CROSSLINKING? COMO É REALIZADA A CIRURGIA CROSSLINKING?

A cirurgia de Crosslinking é realizada no centro cirúrgico oftalmológico:

1. Primeiramente você ficará deitado em uma maca cirúrgica, então receberá gotas para anestesiar o olho e, a partir de então, você não sente mais dor. A cirurgia de crosslinking não dói, algumas pessoas podem sentir desconforto.

2. Em seguida é removida a fina camada externa da córnea (epitélio). Isso permite que o medicamento alcance mais profundamente as fibras da córnea.

3. O colírio de vitamina B2 (riboflavina) é aplicado na córnea por cerca de 15 minutos.

4. Em seguida, o aparelho especial emite um feixe focado de raios de luz UV em sua córnea por cerca de 30 minutos. A luz ativa a riboflavina e promove uma reação fotoquímica. Isso ajuda a fortalecer novas ligações entre as fibras de colágeno na sua córnea.

5. Após isso, uma lente de contato (terapêutica) é colocada sobre o olho. Isso ajuda a cicatrização da córnea.

6. Por último, colírio antibiótico e corticoides são pingados no seu olho para evitar infecções e ajudar no resultado.

7. Não é necessário internação no hospital e o paciente vai para casa logo em seguida.

QUAIS OS RISCOS DO CROSSLINKING?

Os riscos de complicações e intercorrências são raras no crosslinking, porém, é preciso saber que após o procedimento podem acontecer infecções e haze (opacidade) de córnea. Nenhum procedimento em medicina é isento de riscos, no entanto a cirurgia de crosslinking é considerada muito segura. É extremamente importante seguir à risca todo o tratamento no pós-operatório.

QUANTO TEMPO DE RECUPERAÇÃO APÓS O CROSSLINKING?

A recuperação do Crosslinking é em torno de 1 a 2 semanas. A maioria das pessoas é capaz de voltar às suas atividades diárias normais dentro desse período. Geralmente, o atestado de afastamento é de 7 dias (a depender da recuperação cirúrgica e indicação médica).

Sua visão pode não ficar totalmente estável por alguns meses. Isso significa que sua visão “melhor corrigida” (sua prescrição de óculos ou lentes de contato) provavelmente mudará durante esse período. Depois de seis a oito semanas, seu médico provavelmente reajustará seus óculos ou lentes de contato rígidas.

QUAL O VALOR DO CROSSLINKING? QUANTO CUSTA O CROSSLINKING?

O preço ou valor da cirurgia de Crosslinking varia de acordo com o uso de equipamentos (microscópio oftalmológico e aparelho de luz ultravioleta), estrutura (centro cirúrgico) e dos materiais utilizados (colírio de riboflavina, entre outros). Apenas após uma consulta médica é possível saber qual o valor da cirurgia.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE CROSSLINKING E ANEL?

Crosslinking e anel corneano (comercialmente também conhecido como Anel de Ferrara) são indicados para o tratamento de ceratocone, porém, tem objetivos diferentes. O crosslinking é realizado para fortalecimento da córnea e estabilização da doença, já o anel intracorneano é para remodelar o formato da córnea, melhorando a adaptação de lentes de contato e óculos. Em outras palavras, o crosslinking é para evitar a progressão do ceratocone e o anel de córnea é para melhorar a visão. É necessário saber que visão e progressão são avaliados de maneira conjunta e individualizada, tendo o médico oftalmologista a função de indicar o melhor tratamento para cada caso.

cta exame.jpg