• Dr. Leonardo Cabral CRM GO 16.365 / RQE 11.471

Saiba 5 fatores de risco para a Degeneração da Retina Relacionada a Idade

Dr. Leonardo Cabral é médico oftalmologista em Goiânia.

Existe uma doença que é uma das principais causas de cegueira no mundo: a chamada Degeneração Macular Relacionada a Idade (sigla DMRI). Os principais sintomas são a perda da visão central e imagens distorcidas. Significa um adoecimento da retina (parte do fundo do olho) em algumas pessoas com o passar da idade (principalmente a partir dos 65 anos).

Para prevenir a perda da visão por essa doença, é necessário conhecer seus principais fatores de risco.

1. Idade acima de 60 anos

Como o próprio nome já diz, a idade avançada é o principal fator de risco para a DMRI. Contudo, se ainda não descobrimos com a ciência uma forma de evitarmos o envelhecimento, o que deve ser feito? A indicação é realizar sua consulta oftalmológica pelo menos 1 vez ao ano a partir dessa idade. O oftalmologista é apto a detectar a doença no início através do exame fundoscopia e assim é possível passar o tratamento antes de perder a visão.

2. Ter casos de Doença Macular Relacionada a Idade (DMRI) na família

Essa doença tem um caráter familiar, é transmitida pelos pais aos filhos. Assim, saber se alguem da família tem essa doença é muito importante para o seu diagnóstico. Procure saber se algum familiar, principalmente em 1º grau, tem qualquer tipo de doença oftalmológica e sempre conte ao seu médico durante a consulta.

3. Tabagismo

Aqui temos o primeiro fator de risco que pode ser modificado! Afinal, não podemos controlar nossa idade e nem as características genéticas da família. Se você fuma, pare agora ou você tem risco de ficar cego. Se você nunca fumou, não comece! Além de degeneração da retina, você está mais propenso a ter infarto do coração e ‘derrame’ cerebral.

Links Úteis:

4. Obesidade

Boa alimentação é a grande aliada para a nossa saúde. Por outro lado, uma má alimentação torna-se a causadora de diversas doenças. Dieta pouco diversificada, desbalanceada e hipercalóricas levam a obesidade, um fator de risco para a Doença Macular Relacionada a Idade (DMRI). Para evitar a progressão da doença é necessário incluir vegetais verde-escuros (como espinafre e couve), além de outros alimentos ricos em vitaminas e antioxidantes como peixes, castanhas e frutas cítricas. Para saber mais sobre alimentos essenciais a saúde dos olhos, CLIQUE AQUI.

5. Hipertensão arterial

A pressão alta leva a sobrecarga dos vasos sanguíneos de todo o organismo. É uma doença muito frequente na população e é fator de risco para a Degeneração Macular Relacionada a Idade (DMRI). Se você tem hipertensão arterial, cuide para estar sempre controlada!

Se você tem algum desses fatores de risco para DMRI, são necessárias consultas oftalmológicas regulares (no mínimo uma vez ao ano), para prevenção e possível tratamento da doença.

Para agendar uma consulta com o Dr. Leonardo Cabral CLIQUE AQUI ou se preferir ligue (62) 3946 9001. Se você estiver usando celular, clique no ícone verde para mandar mensagem por whatsapp.