PRESBIOPIA
Fonte: American Academy of Ophthalmology.
Texto integralmente escrito pelo Dr. Leonardo Cabral.
Dr. Leonardo Cabral é médico oftalmologista em Goiânia. Se você não está enxergando bem e quer fazer uma consulta, agende online ou se preferir ligue (62) 3946 9001.
O QUE É PRESBIOPIA OU VISTA CANSADA? QUAL SIGNIFICADO DA PRESBIOPIA?
Presbiopia ou vista cansada significa a perda da capacidade de enxergar os objetos de perto mais comumente aos 40 anos e faz parte do processo natural de envelhecimento.
Começa em torno dos 40 anos de idade. Muitas vezes percebe-se que para ler um livro ou digitar no celular é necessário esticar o braço. Atividades como costurar tornam-se extremamente difíceis. O processo progride geralmente até os 60 anos de idade e se estabiliza.
QUANDO OCORRE A PRESBIOPIA OU VISTA CANSADA?
QUAL É A CAUSA DA PRESBIOPIA OU VISÃO CANSADA?
A causa da presbiopia não é exata. Porém deve-se saber que temos dentro do olho uma lente natural (o cristalino) que muda sua forma com a ajuda da musculatura intraocular, focalizando a imagem na retina a diferentes distâncias. Quando se é jovem, o cristalino é macio e flexível podendo mudar sua forma facilmente. A partir dos 40 anos ele vai se tornando cada vez mais duro e sem flexibilidade, dificultando a visão para perto.
QUAIS OS SINTOMAS DA PRESBIOPIA (VISTA CANSADA)?
-
Dificuldade de enxergar de perto
-
Dores de cabeça
-
Cansaço nos olhos
O tratamento da presbiopia é feito através óculos com lentes multifocais, lente de contato ou cirurgia. Varia individualmente de acordo com as atividades diárias, estilo de vida, estética ou facilidade de adaptação.
COMO TRATAR OU COMO CORRIGIR A PRESBIOPIA?
QUANDO USAR ÓCULOS NA PRESBIOPIA (VISTA CANSADA)?
Os óculos em quem tem presbiopia devem ser utilizados assim que começarem os sintomas, geralmente aos 40 anos.
O QUE SÃO LENTES BIFOCAIS?
As lentes bifocais corrigem apenas para longe e perto, portanto não há correção para a visão intermediária (monitor de um computador, por exemplo). As lentes são divididas com uma linha, sendo a parte superior usada para longe e a parte inferior para perto. Não são atualmente tão prescritos em quem tem presbiopia.
O QUE SÃO LENTES MULTIFOCAIS OU PROGRESSIVAS?
As lente multifocais possuem três áreas para corrigir a visão de perto (leitura), intermediária (computador) e longe (dirigir). Não há divisão visível das lentes o que confere melhor estética e menos quebra de imagens. É o tipo de tratamento mais prescrito para presbiopia.
QUEM TEM PRESBIOPIA OU VISTA CANSADA PODE USAR LENTE DE CONTATO?
Sim. Quem tem presbiopia pode usar lente de contato. Uma boa forma de correção é através da monovisão, onde é usado uma lente de contato em um olho para a visão de perto e outra lente de contato no outro olho para enxergar de longe. Há também lentes de contato multifocais que funcionam para perto, intermediário e longe. A melhor forma depende da adaptação feita no consultório oftalmológico.
EXISTE CIRURGIA PARA PRESBIOPIA (VISTA CANSADA)?
A cirurgia de presbiopia é um dos grandes desafios da oftalmologia atual. Existem algumas técnicas para cirurgia de presbiopia como a cirurgia refrativa a laser de córnea (PRK e LASIK), implante de lente intracorneana (corneal inlays) e implante de lente fácica. Cada caso deve ser avaliado minuciosamente e discutido com o cirurgião.
QUAL LENTE USAR NA PRESBIOPIA?
A lente na presbiopia é uma adição de dioptria positiva ao grau pré-existente no olho.
Exemplos:
1º - uma pessoa tem +1.00D de hipermetropia para longe e é necessário a adição de +1,00D para perto, assim o grau final para perto será +2.00D.
2º - uma pessoa tem -2.00D de miopia para longe e é necessário a adição de +1.00D para perto, assim o grau final será -1.00D para perto.
PRESBIOPIA É IGUAL A HIPERMETROPIA?
Não. Quem tem presbiopia não é a mesma coisa de ser hipermétrope. A semelhança é que ambos tem dificuldade de enxergar objetos de perto, porém há diferenças. Presbiopia faz parte do processo natural de envelhecimento do cristalino e surge a partir dos 40 anos de idade, levando a baixa visão para perto. Já a hipermetropia ocorre quando o comprimento do olho é menor ou a córnea é mais plana que o adequado, fazendo a imagem ser formada depois da retina e isso varia de pessoa a pessoa independente da idade. Exemplos: 1º - uma criança não tem presbiopia mas pode ter hipermetropia; 2º - um adulto pode ter tido durante toda a sua vida uma visão normal sem hipermetropia, porém iniciar apenas presbiopia aos 40 anos; 3º - um outro adulto pode ter hipermetropia desde quando era criança e quando chegar aos 40 anos iniciar também a presbiopia.
É POSSÍVEL TER ASTIGMATISMO E PRESBIOPIA JUNTOS?
Sim. Astigmatismo ocular é uma imperfeição na curvatura da córnea ou do cristalino que leva a dificuldade de enxergar tanto para perto quanto para longe, isso varia de pessoa a pessoa e não tem a ver com da idade. Presbiopia é a perda progressiva da capacidade de enxergar os objetos de perto, inicia-se mais comumente aos 40 anos e faz parte do processo natural de envelhecimento.
É POSSÍVEL TER MIOPIA E PRESBIOPIA JUNTOS?
Sim. A miopia ocorre quando o olho é mais longo ou quando a córnea é mais encurvada que o adequado, levando a enxergar mal os objetos de longe. A presbiopia surge a partir dos 40 anos de idade, faz parte do processo natural de envelhecimento do cristalino e leva a baixa visão para perto. Assim sendo, uma pessoa pode ter miopia desde a infância mas desenvolver presbiopia após os 40 anos.
QUANDO A PRESBIOPIA SE ESTABILIZA?
A presbiopia começa aos 40 anos, progride geralmente até os 60 anos de idade e se estabiliza.
COMO EVITAR OU PREVENIR A PRESBIOPIA (VISTA CANSADA)?
Infelizmente ainda não há como evitar ou prevenir a presbiopia pois ela faz parte do processo natural de envelhecimento. Lembrando que não existe nenhuma evidência científica mostrando que exercícios oculares ou vitaminas podem prevenir a presbiopia.