CATARATA
Se você deseja saber se tem catarata ou quer saber quem trata Cirurgia de Catarata, Dr. Leonardo Cabral é médico oftalmologista e especialista em Cirurgia de Catarata em Goiânia. Para marcar uma consulta CLIQUE AQUI ou ligue (62) 3946 9001.
Fonte: American Academy of Ophthalmology.
Texto integralmente escrito pelo Dr. Leonardo Cabral.
O QUE É CATARATA NOS OLHOS?
Dentro do olho temos uma lente natural transparente e límpida que se chama cristalino. Catarata no olho é quando essa lente cristalina começa a ficar turva e opaca levando a baixa visão (dificuldade para enxergar).
(62) 3946-9001
O QUE CAUSA CATARATA NO OLHO? POR QUE TEMOS CATARATA?
-
Idade
A principal causa de catarata é o envelhecimento natural, a esse tipo chamamos de catarata senil. A catarata senil ocorre quando o cristalino (lente natural do olho) que é transparente, com o passar dos anos passa a ficar amarelado, as fibras por dentro começam a se desorganizar e a perder o padrão de transparência, gerando a catarata.
Outras causas importantes de catarata:
-
Diabetes Mellitus
-
Alcoolismo e tabagismo
-
Exposição a radiação ultravioleta (luz do sol)
-
Alguns tipos de infecção nos olhos
-
Inflamação no olho (uveíte)
-
Trauma ocular
-
Uso de corticoide
-
Uso de colírios sem prescrição médica
-
Catarata congênita
O QUE É CATARATA CONGÊNITA?
Catarata Congênita é uma catarata no olho que aparece antes do nascimento, durante o período de gestação/gravidez. Pode ser de causa genética (alterações nos genes) hereditária (passada pelos pais), por infecções intrauterinas, por uso de medicações durante a gestação, etc.
QUAIS OS SINTOMAS DA CATARATA?
-
Visão embaçada
-
Piora da visão com luz forte
-
Objetos ficam com as cores mais fracas
-
Diminuição do contraste e clareza dos objetos
COMO ENXERGA QUEM TEM CATARATA?
Quem tem catarata enxerga embaçado como se estivesse olhando em uma neblina, nevoeiro ou por uma janela de vidro suja de poeira. A pessoa com catarata tem dificuldade para ler, dirigir e identificar o rosto das pessoas.
QUANDO SURGE OU COMEÇA A CATARATA? QUAL IDADE APARECE A CATARATA?
Se for a catarata senil (envelhecimento natural), ela aparece e evolui geralmente a partir de 60 anos de idade.
Nas outras causas como diabetes, trauma no olho e uso de corticoides, por exemplo, a catarata comumente é mais precoce e começa de acordo com os mecanismos de cada situação.
Se for catarata congênita começa antes do nascimento, durante o período de gravidez.
COMO SABER SE TENHO CATARATA? QUAL EXAME DETECTA CATARATA?
Através de uma consulta oftalmológica o médico pode avaliar se sua visão embaçada é devido a catarata e confirmar através do exame de biomicroscopia. O diagnóstico é dado no mesmo momento. Alguns exames podem ser solicitados para complementar o diagnóstico e guiar o tratamento, os principais são: biometria ocular, microscopia especular de córnea, mapeamento de retina e tomografia da mácula. Em muitos casos a evolução é lenta e ocorre uma demora em procurar uma consulta. Quanto mais tempo demorar, pior fica a situação.
Links úteis
COMO TRATAR CATARATA? QUAL O TRATAMENTO DA CATARATA?
O único tratamento para a catarata existente é a Cirurgia de Catarata. É realizada a aspiração da catarata através de técnicas modernas e colocada uma nova lente de material especial transparente dentro do olho.
Não há nenhuma evidência científica em medicina que mostre algum tratamento alternativo para a cura da catarata, seja exercício nos olhos, colírios ou vitaminas.
CATARATA TEM CURA? COMO A CATARATA PODE SER CORRIGIDA?
Sim, a catarata no olho tem cura! A catarata pode ser corrigida através da cirurgia. O cristalino opacificado é removido e em seguida é colocada uma lente intraocular transparente, o que cura a catarata. Não existe tratamento alternativo para catarata. Quem tenta qualquer tratamento alternativo pode perder a oportunidade de fazer a cirurgia no momento correto e aumentar o risco de complicações.
QUANDO OPERAR CATARATA? QUANDO FAZER A CIRURGIA DE CATARATA?
Deve-se operar de catarata no olho quando a doença começar a gerar problemas no dia-a-dia, como dificuldade para ler, assistir televisão, dirigir, identificar o rosto das pessoas, andar pela casa ou caminhar pela rua em um dia claro.
É PRECISO ESPERAR A CATARATA FICAR DURA PARA OPERAR?
Catarata não se deve esperar amadurecer para retirar. Na verdade quanto mais madura (endurecida) fica a catarata, mais complexo será o procedimento, aumentando os riscos durante a cirurgia e demorando mais para uma recuperação completa.
QUAL IDADE OPERAR CATARATA?
No caso de catarata senil (envelhecimento), a doença começa geralmente a partir dos 60 anos, mas a cirurgia de catarata deve ser feita analisando cada caso individualmente. Deve-se operar catarata quando a doença começar a gerar problemas no dia-a-dia, como dificuldade para ler, assistir televisão, dirigir, identificar o rosto das pessoas, andar pela casa ou caminhar pela rua em um dia claro.
(62) 3946-9001
ATÉ QUAL IDADE PODE-SE OPERAR DE CATARATA?
Não há limite de idade para se realizar a cirurgia de catarata! Inclusive há trabalhos mostrando que pacientes acima de 90 anos que operaram catarata têm grande satisfação com os resultados.
COMO É FEITA A CIRURGIA DE CATARATA?
A cirurgia de catarata é feita através de técnicas modernas: são feitas pequenas incisões na córnea (cerca de 2 a 3 milímetros), em seguida é realizada a aspiração do cristalino opacificado (catarata) e por último é colocada uma lente transparente de material especial que fica dentro do olho.
Na maioria das vezes não é necessário dar ponto e as incisões se fecham por conta própria. É necessário um centro cirúrgico com um aparelho moderno (facoemulsificador) e um microscópio de alta definição específico para cirurgias oftalmológicas.
CIRURGIA DE CATARATA DÓI?
Antes da cirurgia é realizada uma anestesia local com colírios para não sentir qualquer dor e feita uma sedação leve para ajudar a descansar. Não é necessário anestesia geral. No pós-operatório é normal sentir um desconforto leve.
QUEM OPEROU CATARATA PODE OPERAR NOVAMENTE? A CATARATA VOLTA?
A cirurgia de catarata promove a cura da doença, então é realizada apenas uma vez. Após a cirurgia a catarata não volta.
EXISTEM RISCOS PARA A CIRURGIA DE CATARATA?
Sim, nenhum procedimento em medicina é isento de risco. Porém com o avanço das técnicas, a cirurgia de catarata hoje é considerada bastante segura. A cirurgia de catarata está entre as mais realizadas dentro de toda a medicina. Algumas condições como diabetes e doenças reumáticas, por exemplo, podem aumentar o risco de complicações. Por isso é muito importante uma boa avaliação pré-operatória. Embora raras, complicações podem existir, alguns exemplos são: infecção ocular, edema de córnea e alterações de retina. Após a cirurgia é necessário seguir o tratamento e o repouso de forma rígida para diminuir qualquer risco de complicação. Na maioria das vezes não é necessário dar ponto e as incisões se fecham por conta própria. É necessário um centro cirúrgico com um aparelho moderno (facoemulsificador) e um microscópio específico de alta definição para cirurgias oftalmológicas.
QUANTOS DIAS DE REPOUSO APÓS A CIRURGIA DE CATARATA?
Geralmente após a cirurgia de catarata no olho o tempo de repouso é de 7 a 14 dias. Não é necessário ficar deitado e nem acamado nesse período. Também não há nenhuma mudança em relação a alimentação/dieta após a cirurgia de catarata. Em vários casos a visão já se recupera em até 24 horas depois da cirurgia, porém em outros casos pode demorar mais, a depender das condições clínicas e capacidade de recuperação do paciente.
COMO É O REPOUSO APÓS A CIRURGIA DE CATARATA?
Não é necessário um repouso absoluto após a cirurgia de catarata, porém algumas recomendações são extremamente importantes:
-
Deve-se pingar os colírios rigorosamente do jeito que foram prescritos pelo médico
-
Não fazer esforço físico ou pegar peso
-
Não dormir do lado do olho operado
-
Não esfregar ou coçar os olhos
COMO EVITAR OU PREVENIR A CATARATA?
Não há como parar o envelhecimento natural do nosso corpo e nem evitar uma predisposição genética, porém existem algumas recomendações para retardar o desenvolvimento da catarata:
-
Evitar o tabagismo
-
Controlar a diabetes (se for o caso)
-
Usar óculos escuros com proteção a luz solar (proteção UV)
-
Nunca usar colírio sem prescrição médica
-
Evitar uso corticoides
Observações importantes!
-
Não há nenhuma evidência científica mostrando que exercícios oculares podem prevenir a catarata.
-
Até o dia de hoje, no Brasil, não há colírios e não há remédios naturais que consigam evitar catarata.
-
Alimentos in natura e dieta balanceada com alta disponibilidade de vitaminas são indicados para a saúde ocular de forma geral. Porém ainda não há indicação de fórmulas vitamínicas para a prevenção de catarata.
CRM 16.365 / RQE 11.471
EXISTE CIRURGIA DE CATARATA A LASER?
Existe sim. A cirurgia de catarata a laser é efetiva. O aparelho de laser (femtosegundo) pode realizar uma parte da cirurgia como as incisões e a capsulorrexis, porém ainda assim é necessário em conjunto o mesmo aparelho (facoemulsificador) na remoção da catarata. Na cirurgia de catarata a laser não há diferença quanto ao repouso e tempo de recuperação depois da cirurgia.
PODE SER PRECISO USAR ÓCULOS DEPOIS DA CIRURGIA DE CATARATA?
Usar ou não óculos depende do tipo de lente intraocular a ser escolhida e do tipo de olho de cada pessoa.
QUAL O PREÇO/VALOR DE UMA CIRURGIA DE CATARATA?
A cirurgia de catarata no olho varia seu valor de acordo com os serviços prestados pelo médico e pela equipe profissional, com a estrutura do hospital e com o tipo de lente a ser escolhida.