Dr Leonardo Cabral - Logo.png

MIOPIA, ASTIGMATISMO E HIPERMETROPIA

Dr. Leonardo Cabral é médico oftalmologista em Goiânia. Se você tem algum embaçamento na visão, quer fazer exame de óculos ou lente de contato com grau, agende uma consulta online ou se preferir ligue (62) 3946 9001.

​ÍNDICE:

Miopia - O que é
cirurgia de miopia goiania

MIOPIA

portal quest - Logo.png

O QUE É MIOPIA?

Miopia ocular é um erro refrativo, ou seja, a luz não se foca corretamente na retina (no fundo do olho) e assim as imagens ficam borradas. Ocorre quando o olho é mais longo ou quando a córnea é mais encurvada que o normal, então o foco da imagem se forma à frente da retina.

Miopia - Sintomas

Na miopia é comum enxergar bem os objetos de perto e mal os de longe.

MIOPIA ENXERGA BEM DE PERTO OU DE LONGE?

SINTOMAS DA MIOPIA, QUAIS SÃO?

• Visão embaçada para longe

• Cansaço nos olhos

• Apertar as pálpebras constantemente

COMO É O TRATAMENTO DA MIOPIA? MIOPIA TEM CURA?

Miopia - Tratamento

Óculos de grau e lentes de contato são os métodos mais comuns de correção dos sintomas da miopia. O tratamento é feito de acordo com o estilo de vida e atividades diárias da pessoa. A cirurgia refrativa de miopia pode retirar a necessidade do uso de óculos permanentemente.

Em vários casos é possível retirar ou diminuir a dependência aos óculos através de cirurgia refrativa a laser da córnea, às vezes chamada de "cirurgia de miopia". As técnicas mais realizadas atualmente são PRK e LASIK. Para saber quando operar é necessário uma avaliação oftalmológica específica para cada paciente, não são todos que podem fazer a cirurgia.

COMO É A CIRURGIA DE MIOPIA?

Miopia - Cirurgia

QUEM TEM MIOPIA E ASTIGMATISMO PODE USAR LENTE DE CONTATO?

A resposta é sim. A depender de uma série de fatores, entre eles o grau e o formato da córnea pode ser utilizada a lente de contato gelatinosa tórica ou a lente de contato rígida.

Para saber mais sobre lentes de contato clique aqui.

MIOPIA É UMA DOENÇA GENÉTICA?

​Quando ocorre miopia em crianças geralmente um dos pais também tem.

QUANDO A MIOPIA ESTABILIZA OU PARA DE AUMENTAR? POR QUE A MIOPIA AUMENTA?

A miopia é descoberta em crianças comumente quando estão entre 8 e 12 anos. Durante a adolescência quando o corpo cresce rapidamente a miopia geralmente aumenta. A miopia se estabiliza entre 20 e 40 anos na maioria das vezes.

É POSSÍVEL TER MIOPIA E ASTIGMATISMO?

Sim. Na verdade é muito comum ocorrer miopia com astigmatismo ao mesmo tempo, o que faz piorar a visão embaçada.

É POSSÍVEL TER MIOPIA E HIPERMETROPIA?

Não. Não é possivel, isoladamente, ter miopia com hipermetropia ao mesmo tempo. Na miopia a imagem é formada antes da retina e na hipermetropia a imagem é formada depois da retina, portanto são condições opostas.

É POSSÍVEL TER MIOPIA COM PRESBIOPIA (VISTA CANSADA)?

Sim. A presbiopia ou vista cansada é um defeito do cristalino (lente do olho) onde o mesmo perde a capacidade de focalizar as imagens de perto na retina e geralmente começa a partir dos 40 anos.  Uma forma de correção bastante usada é a prescrição de óculos multifocais com grau de miopia para longe e adição de dioptrias para perto.

MIOPIA PODE SER PREVENIDA COM EXERCÍCIOS DOS OLHOS?

Não existe nenhuma evidência científica sugerindo que exercício nos olhos e vitaminas podem curar ou prevenir miopia.

Medico oftalmologista goiania
Astigmatismo - O que é
portal quest - Logo.png

ASTIGMATISMO

Dr. Leonardo Cabral é médico oftalmologista em Goiânia. Se você tem algum embaçamento na visão, quer fazer exame de óculos ou lente de contato com grau, agende uma consulta online e será um prazer atendê-lo.

O QUE É ASTIGMATISMO NOS OLHOS? QUAL O SIGNIFICADO DE ASTIGMATISMO?

Astigmatismo ocular é uma imperfeição na curvatura da córnea (estrutura transparente que fica a frente no olho) ou do cristalino (lente do olho), o que leva a formação de uma imagem defeituosa na retina (no fundo do olho). Em condições normais a córnea e o cristalino tem formatos e curvaturas próprias para que a luz do objeto chegue com o foco correto em toda a retina.

Astigmatismo - Sintomas

SINTOMAS DE ASTIGMATISMO, QUAIS SÃO?

• Baixa visão

• Imagens distorcidas

• Cansaço e desconforto nos olhos.

• Dores de cabeça

COMO ENXERGA QUEM TEM ASTIGMATISMO?

Ocorre a dificuldade para enxergar tanto para perto quanto para longe. Imagens distorcidas e com diferentes focos também são comuns.

O QUE CAUSA ASTIGMATISMO?

Astigmatismo - Causa

O astigmatismo é causado por uma curvatura irregular da córnea ou do cristalino. No entanto, ainda não se sabe por que a córnea tem formatos variados em cada pessoa. O astigmatismo também pode se desenvolver após alguma cirurgia ocular, doenças de córnea ou até trauma nos olhos. Apesar de não ser recomendado, sentar-se muito perto para assistir televisão não causa astigmatismo.

COMO SABER SE TENHO ASTIGMATISMO?

Um adulto com astigmatismo pode perceber que sua visão não é tão boa quanto deveria, porém deve se ter cuidado com as crianças porque elas geralmente não percebem ou não reclamam isso. O exame feito para detectar o astigmatismo é a própria consulta oftalmológica, sendo que em algumas ocasiões é necessário exames complementares como a topografia de córnea.

QUEM TEM ASTIGMATISMO ENXERGA MAL PARA PERTO OU PARA LONGE?

No astigmatismo tanto a visão para perto quanto para longe são afetadas.

cirurgia de miopia a laser
Astigmatismo - Tratamento

QUAL É O TRATAMENTO DO ASTIGMATISMO?

Em muitos casos o tratamento é feito por prescrição de óculos e lentes de contato. Quando o paciente apresenta um astigmatismo muito alto ou irregular, pode ser que apenas lentes de contato rígidas funcionem para correção da visão.

QUANDO USAR ÓCULOS EM ASTIGMATISMO?

Assim que se iniciarem os sintomas de baixa visão, imagens distorcidas ou cansaço nos olhos é necessário usar os óculos.

Astigmatismo - Cirurgia

EXISTE CIRURGIA PARA CURA DO ASTIGMATISMO?

Sim. Em vários casos é possível retirar ou diminuir a dependência aos óculos através de cirurgia refrativa da córnea. As técnicas mais realizadas atualmente são o PRK e o LASIK.

QUEM TEM ASTIGMATISMO PODE USAR LENTE DE CONTATO?

Sim. As lentes de contato são utilizadas no tratamento de astigmatismo, sendo características a lente de contato gelatinosa tórica e a lente de contato rígida, a depender do grau e formato da córnea de cada pessoa.

POR QUE O ASTIGMATISMO AUMENTA?

Nem sempre o astigmatismo aumenta, porém com o passar do tempo a córnea pode sofrer alterações em seu formato naturalmente, sendo necessário aumentar o grau dos óculos. Em outras situações o astigmatismo pode se agravar como, por exemplo, após alguma cirurgia ocular, doenças da córnea e trauma nos olhos. O ato de coçar os olhos também pode aumentar o grau do astigmatismo consideravelmente.

QUAL LENTE USAR NO ASTIGMATISMO?

O tipo de lente que corrige o astigmatismo é a lente cilíndrica.

É POSSÍVEL TER ASTIGMATISMO E MIOPIA?

Sim. Frequentemente astigmatismo e miopia estão associados e nesses casos a visão torna-se pior ainda.

É POSSÍVEL TER ASTIGMATISMO E HIPERMETROPIA?

Sim. Astigmatismo e hipermetropia podem estar presente ao mesmo tempo e os sintomas podem se somar.

É POSSÍVEL TER ASTIGMATISMO E PRESBIOPIA (VISTA CANSADA)?

Sim. A presbiopia ou vista cansada é um defeito do cristalino (lente do olho) onde o mesmo perde a capacidade de focalizar na retina as imagens de perto e geralmente começa a partir dos 40 anos.  Como exemplo, o uso de óculos com lentes multifocais podem corrigir o astigmatismo e a presbiopia ao mesmo tempo.

Hiperemetropia - O que é

HIPERMETROPIA

O QUE É HIPERMETROPIA OCULAR? QUAL O SIGNIFICADO DE HIPERMETROPIA NOS OLHOS?

Hipermetropia ocorre quando o foco da imagem se forma atrás da retina (fundo do olho). O comprimento do olho é menor ou a curvatura da córnea (estrutura transparente a frente do olho) é mais plana que o normal, levando a dificuldade para enxergar. Objetos distantes aparentam ser mais claros e objetos próximos são vistos mais embaçados.

Hipermetropia - Sintomas

QUAIS OS SINTOMAS DA HIPERMETROPIA?

• Visão embaçada (pior para perto)

• Cansaço e desconforto nos olhos.

• Dificuldade na leitura

Porém na hipermetropia os sintomas variam nas pessoas de acordo com o grau dos óculos e da idade:

• As pessoas com grau alto de hipermetropia podem ter dificuldade tanto em objetos de perto quanto os de longe.

• Com o passar dos anos a visão vai piorando e sintomas como dor de cabeça, apertar os olhos, cansaço visual e desconforto tornam-se mais frequentes.

• Crianças e jovens na maioria das vezes não percebem que tem problemas na visão principalmente se tiverem um grau baixo.

Hipermetropia - Causas

HIPERMETROPIA ENXERGA MAL PARA PERTO OU PARA LONGE?

Quem tem hipermetropia tem mais dificuldade em enxergar para perto do que para longe, porém as pessoas que tem grau mais alto podem ter visão embaçada tanto para enxergar de perto quanto de longe.

QUAIS SÃO AS CAUSAS DA HIPERMETROPIA?

A hipermetropia ocorre quando o comprimento do olho é menor ou a córnea é mais plana que o adequado. O formato e o comprimento das estruturas do olhos variam de pessoa a pessoa naturalmente. Quando ocorre em crianças a hipermetropia pode ser herdada dos pais.

QUAL EXAME DETECTA A HIPERMETROPIA?

A hipermetropia é identificada através do exame clínico na consulta oftalmológica. Pode ser necessário cicloplegiar (dilatar a pupila) no dia do exame.

Hipermetopia - Tratamento

QUAL O TRATAMENTO DA HIPERMETROPIA?

Óculos e lentes de contato são principais tratamentos e variam de acordo com as necessidades das atividades diárias e estilo de vida. A depender dos sintomas e idade podem ser usados óculos apenas para leitura ou para descanso.

QUEM TEM HIPERMETROPIA PODE USAR LENTE DE CONTATO?

Sim. A lente de contato pode melhorar a visão e os sintomas de quem tem hipermetropia

Hipermetropia - Cirurgia

EXISTE CIRURGIA QUE CURA A HIPERMETROPIA?

Sim. Em vários casos é possível retirar ou diminuir a dependência aos óculos através de cirurgia refrativa a laser da córnea. As técnicas mais realizadas atualmente são o PRK e o LASIK.

QUAL LENTE USAR NA HIPERMETROPIA?

O tipo de lente a ser usada na hipermetropia é a convergente ou positiva.

É POSSÍVEL TER HIPERMETROPIA E PRESBIOPIA (VISTA CANSADA)?

Sim. A presbiopia ou vista cansada é um defeito no cristalino (lente do olho) que surge geralmente aos 40 anos dificultando a visão para perto. Logo quem tem hipermetropia pode perceber a presbiopia até mais precocemente devido ao efeito somatório dos sintomas.

O GRAU DA HIPERMETROPIA PODE DIMINUIR COM O PASSAR DOS ANOS?

Em crianças que têm hipermetropia moderada ou baixa, o grau dos óculos pode diminuir com o crescimento e com o aumento do comprimento ocular. Em adultos hipermétropes que estejam próximo aos 40 anos, o grau da hipermetropia tende a aumentar.

É POSSÍVEL TER HIPERMETROPIA E MIOPIA?

Não é possivel, isoladamente, ter hipermetropia com miopia ao mesmo tempo. Na miopia a imagem é formada antes da retina e na hipermetropia a imagem é formada depois da retina, portanto são doenças opostas.

É POSSÍVEL TER HIPERMETROPIA E ASTIGMATISMO?

Sim. É muito comum ter hipermetropia e astigmatismo ao mesmo tempo e os sintomas são piores quando estão associados.