CERATOCONE

portal quest - Logo.png

O QUE É CERATOCONE NO OLHO?

Ceratocone nos olhos é uma doença grave que promove a deformação e o afinamento progressivo da córnea. A córnea é a parte transparente mais externa do olho e normalmente apresenta um formato arredondado (como uma cúpula). No ceratocone a córnea é “mais fraca” e perde esse formato normal, tornando-se mais parecida com um cone.

POR QUE SE CHAMA CERATOCONE?

O termo “cerato” em oftalmologia é comumente associado a “córnea” e então, por analogia, podemos dizer que “ceratocone” significa “córnea em formato de cone”.

O QUE CAUSA CERATOCONE? CERATOCONE É GENÉTICO?

As causas do ceratocone ainda não foram totalmente estabelecidas pela medicina. Porém sabe-se que: 1 a cada 10 pessoas que tem ceratocone, um dos pais também tem a doença (caráter genético). O ceratocone também é associado a alergia ocular e ao ato de coçar os olhos. O ceratocone não é uma doença transmissível, ou seja, não tem como “pegar” ceratocone de outra pessoa.

QUAIS OS SINTOMAS DO CERATOCONE?

• Dificuldade para enxergar de longe e de perto

• Imagens distorcidas

• Associação com coceira nos olhos

QUER SABER SE TEM ALGUM PROBLEMA NA SUA VISÃO?
CLIQUE E AGENDE ONLINE A SUA CONSULTA COM O DR. LEONARDO CABRAL

COMO ENXERGA QUEM TEM CERATOCONE?

Quem tem ceratocone pode variar como enxerga a depender dos estágios e da evolução da doença. No estágio inicial ocorre baixa moderada da visão, discreta distorção das imagens e aumento da sensibilidade à luz (claridade). No estágio de ceratocone avançado ocorre muita dificuldade para enxergar de perto e de longe, o astigmatismo aumenta e ocorre  a piora da distorção das imagens. Os dois olhos são acometidos o que pode levar a diferença de sintomas de um olho para o outro.

QUANDO APARECE O CERATOCONE? QUAL IDADE SURGE O CERATOCONE?

O ceratocone geralmente começa na adolescência e os sintomas visuais pioram em um período de 10 a 20 anos.

EM QUANTO TEMPO O CERATOCONE FICA PIOR? CERATOCONE PARA DE EVOLUIR?

O tempo de piora da ceratocone varia de pessoa a pessoa. Em algumas pessoas, principalmente as que coçam os olhos, o ceratocone torna-se avançado em questão de meses. O grau dos óculos pode aumentar rapidamente e algumas vezes nem óculos e nem lente de contato podem corrigir a visão. Quem não coça os olhos e recebe o tratamento adequado, a doença pode demorar anos para começar a piorar ou então pode até parar de evoluir. Geralmente aos 30 anos de idade a córnea já é mais fortalecida e assim há uma tendência a estabilização.

COMO SABER SE TENHO CERATOCONE? COMO IDENTIFICAR O CERATOCONE?

Pode-se diagnosticar o ceratocone em uma consulta oftalmológica de rotina. O médico vai medir se sua visão está ruim e se isso é por causa de ceratocone. O principal exame que detecta o ceratocone é a topografia de córnea, a qual fornece uma imagem detalhada da superfície da córnea e identifica alguma alteração no formato da córnea.

COMO TRATAR O CERATOCONE?

O tratamento do ceratocone depende da gravidade dos sintomas.

Em estágios iniciais a visão pode ser corrigida:

Com a piora da doença pode ser necessário:

• Lentes de contato rígidas especiais

• Cirurgia de Implante de Anel Intraestromal (Anel de Ferrara)

• Crosslinking

• Transplante de córnea

Para a coceira nos olhos é necessário na maioria dos casos:

• Colírios específicos (“anti-alérgicos”)

• Controle ambiental dos alérgenos

CERATOCONE TEM CURA?

Ceratocone não tem uma cura definitiva mesmo com cirurgia, mas recebendo o tratamento adequado é possível estabilizar e ter o controle da doença.

COMO EVITAR O CERATOCONE?

Para prevenir o ceratocone deve-se evitar coçar os olhos! Ceratocone é uma doença grave e pode cegar. Toda vez que se coça os olhos a córnea é deformada, o que leva ao afinamento e mudança em sua estrutura, deixando-a cada vez mais “fraca”.

QUANDO FAZER TRANSPLANTE DE CÓRNEA NO CERATOCONE?

Com o avanço das técnicas de crosslinking e implante de anel intraestromal, felizmente o transplante de córnea no ceratocone está sendo cada vez menos realizado. Em casos avançados de ceratocone onde a deformação da córnea impossibilita outros tratamentos, pode ser indicado o transplante de córnea. Nessa cirurgia é retirada cirurgicamente parte ou toda a córnea, sendo substituída por uma nova córnea saudável de um doador.

QUANDO VOCÊ FEZ SEU ÚLTIMO EXAME OFTALMOLÓGICO?

CLIQUE E AGENDE ONLINE A SUA CONSULTA COM O DR. LEONARDO CABRAL

QUEM TEM CERATOCONE PODE DIRIGIR?

Sim. O ceratocone por si só não impede a pessoa de conseguir a carteira de motorista através do exame de habilitação. O candidato que tem ceratocone terá sua acuidade visual medida assim como os outros que não tem ceratocone. Caso seja identificada baixa visão no exame, a CNH constará uma observação de obrigatoriedade do uso de óculos ou lente de contato. Em casos graves de ceratocone onde nem óculos, lentes de contato ou cirurgias alcançem a visão mínima necessária, pode ser que não se obtenha a habilitação de motorista.

QUEM TEM CERATOCONE PODE FAZER CIRURGIA REFRATIVA?

Ceratocone é uma contra-indicação a cirurgia refrativa a laser, PRK ou LASIK, conhecida também como “cirurgia de miopia”. Além de não ser eficiente em quem tem ceratocone, o laser pode piorar a doença. Todo paciente candidato a cirurgia refrativa deve ter o exame de topografia de córnea avaliado minuciosamente para excluir qualquer suspeita de ceratocone.