top of page
  • Dr. Leonardo Cabral CRM GO 16.365 / RQE 11.471

Má alimentação pode levar a cegueira?

Dr. Leonardo Cabral é médico oftalmologista em Goiânia.


A alimentação pobre em nutrientes e vitaminas pode levar a cegueira. A perda de visão por deficiência nutricional ocorre mais comumente em algumas condições médicas como alcoolismo crônico, dieta vegetariana estrita, cirurgias gastrointestinais e anorexia nervosa, por exemplo.

 

Porém em casos menos comuns pode ser que a deficiência nutricional aconteça apenas pela má alimentação.


Em 2019, no Annals of Internal Medicine, foi relatado um caso de um jovem aparentemente saudável que sentia cansaço frequente, dificuldade para escutar e visão embaçada. Foi diagnosticado anemia e iniciado o tratamento. Com o passar do tempo os sintomas não melhoraram e os médicos descobriram que sua dieta baseada apenas em alimentos processados e gordurosos levaram a deficiência de vários nutrientes: vitamina B12, vitamina D, cobre e selênio.


Ele também desenvolveu neuropatia óptica e sofrimento da retina o que levou a cegueira irreversível.


Links úteis


Assim além de ser essencial para a saúde de uma forma geral, uma boa e diversificada alimentação é fundamental para a vitalidade dos olhos.

 

Confira agora 5 grupos de alimentos que não podem faltar na sua dieta para garantir sua saúde ocular:


1. Vegetais escuros: Couve, espinafre, brócolis, nabo e ervilhas.

Esses vegetais são ricos em luteína e zeaxantina que são antioxidantes essenciais para o funcionamento da retina.

2. Frutas cítricas: laranja, tangerina e limão.

Esse grupo de frutas oferecem grande quantidade de Vitamina C, um antioxidante fundamental aos olhos.


3. Carne vermelha, frango, semente de abóbora, feijão e ovos

Todos esses alimentos contém Zinco, elemento mineral que participa de reações do metabolismo celular e é encontrado em grande concentração nos olhos.

4. Sardinha, Atum, Salmão, Nozes, Castanhas, Linhaça, Chia, Azeite e Óleo de Canola


O que todos esses alimentos tem em comum? São ricos em Ômega-3. Essa substância é fundamental para as glândulas que produzem a secreção natural de lubrificar os olhos, a falta dela pode gerar olho seco. Ômega-3 também pode reduzir o risco de desenvolver uma doença na retina relacionada envelhecimento.


5. Cenoura, abóbora, batata-doce e pimentão

Os vegetais alaranjados são fontes de beta-caroteno (precursor da vitamina A), substância essencial para o funcionamento normal da retina (fundo do olho). Sua deficiência pode gerar cegueira noturna (dificuldade para enxergar à noite) e, com o passar do tempo, ressecamento da conjuntiva e córnea (superfície ocular).

Fonte: Harrison R, Warburton V, Lux A, et al. Blindness Caused by a Junk Food Diet. Ann Intern Med. 2019;171:859–861. [Epub ahead of print 30 September 2019].


 

Para agendar uma consulta com o Dr. Leonardo Cabral CLIQUE AQUI ou se preferir ligue (62) 3946 9001. Se você estiver usando celular clique no ícone verde para mandar mensagem por whatsapp. 

797 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page