Dr. Leonardo Cabral é médico oftalmologista em Goiânia.
Vários estudos já mostraram que antioxidantes presentes em chocolates escuros (amargos), chamados flavonoides, são bons para o coração, para o cérebro e até para pessoas com diabetes. Isso porque esses compostos tem um efeito positivo nos vasos sanguíneos e podem aumentar o fluxo sanguíneo aos órgãos.
Para saber qual a relação do chocolate com os olhos e a visão, pesquisadores realizaram um estudo em que comparava os efeitos imediatos para a visão após o consumo de dois tipos de chocalate: “ao leite” e “amargo”. Também foram comparadas três tipos de percepção visual: acuidade visual, sensibilidade ao contraste em grandes e também em pequenas letras.
Links úteis
Os pesquisadores viram que, 2 horas após a ingestão de 47 gramas de chocolate amargo (72% de cacau), a visão ficou melhor! A diferença não foi tão grande, mas foi significante, mostrando que a ingestão de chocolates escuros, ricos em antioxidantes, são benéficos para a visão.
Apesar do benefício, ainda não há uma recomendação expressa para a ingestão de qualquer tipo de chocolate para a melhora da visão. Os melhores resultados ocorreram em chocolates que contém de 50 90% de cacau. Chocolates ao leite não são tão benéficos porque possuem aproximadamente 10% de cacau, tendo mais gorduras em sua composição.
Para a saúde dos olhos, o mais adequado é o consumo moderado de chocolates escuros, além de uma dieta balanceada e diversificada. Se você quer saber sobre 5 alimentos essenciais para a visão, CLIQUE AQUI.
DICA: misture o chocolate derretido com frutas e castanhas para ter uma refeição ainda mais gostosa e nutritiva!
Para agendar uma consulta com o Dr. Leonardo Cabral CLIQUE AQUI ou se preferir ligue (62) 3946 9001. Se você estiver usando celular clique no ícone verde para mandar mensagem por whatsapp.
Comments